13.5.09

BUST DOWN THE DOOR AGAIN! GATES OF HELL

BUST DOWN THE DOOR AGAIN! GATES OF HELL - VICTORIA VERSION

Flash, estrutura metálica, frigoríficos de Internet Samsung, sistema de som
Palavras-chaves: cinema, poesia concreta, intalação, narrativa, remistura

http://www.yhchang.com/GATES_OF_HELL.html

http://www.yhchang.com

"Em 1999, Youg-hae Chang, um artista coreano, com um doutoramente em estéctica pela Université de Paris I, e Marc Voge, um poeta americano residente em Seul, participaram no workshop de Net Art organizado pelo Multimedia Art Asia Pacific, em Brisbane, na Austrália. Focaram-se no Flash, uma poderosa ferramenta de animação da Net que pode levar anos para se atingir a mestria na sua utilização. Ao segundo dia, tinham aprendido duas das suas características básicas: como fazer o texto aparecer no ecrã e como ligar uma animação à música. Como Nam June Paik na descoberta do vídeo, uma forma que iria definir a sua prática artística, Chang e Voge tinham descoberto o seu meio. Sob o nome YOUNG-HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES, produziam uma série de filmes em que as palavras aplicadas ao jazz aparecem numa rápida sucessão na janela de navegação, preenchendo o ecrã. O texto apresenta histórias dramáticas - ecritas por Chang e Voge em várias línguas - de sexo, violências, alienação e vidas humanas insignificantes. Em vez de enfatizarem o uso sofisticado das novas tecnologias ao sacrifício de uma escrita forte, Chang Voge apresentam texto envolventes e efectivos, escritos num tom convincente.
BUST DOWN THE DOORS!(2000) conta a história de um raid nocturno a uma casa, por agressores não identificados:<> O ponto de vista começa na segunda pessoa, depois muda para a primeira e terceira pessoa, proporcionando várias perspectivas da narrativa.
Em 2004, YOUNG-HAE CHANG HEAVY INDUTRIES produziu BUST DOWN THE DOOR AGAIN! GATES OF HELL-VICTORIA VERSION, uma reedição em que o texto original aparece a vermelho, sobreposto a uma fotografia do seu trabalho tal como foi apresentado, em nove frigoríficos de Internet, numa exposição na Galeria Rodin, no Samsung Museum of Art, em Seul. Os artistas <>.
A maior parte de New Media Art emprega a interactividade para nos envolver como participantes na obra. YOUNG-HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES evita a interacção, mas o resultado é dificilmente uma experiência passiva. Ao acelerar o passo a que o texto aparece para um andamento no limiar do reconhecimento humano, os artistas seduzem-nos para um estado elevado de concentração. BUST DOWN THE DOORS! é notável pela sua capacidade de produzir um impacto forte, visceral, com meios limitados.
A obra de YOUNG-HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES está directamente relacionada com a poesia concreta e o cinema experimental. As ligações à história do cinema são explicitamente assinaladas pelo uso consistente, pelos artistas, de um título de ecrâ onde se pode ler <>, e por uma contagem numérica descrescente semelhante às que antecedem os filmes antigos."

NEW MEDIA ART, Mark Tribe/Reena Jana, Taschen, pág. 94

Sem comentários: