23.2.08

Oficina ReCriativa



"Como é que se transforma uma garrafa de plástico ou uma tampa de iogurte num brinquedo? As possibilidades são imensas, basta puxar pela imaginação e usar de alguma perícia." mundomix.pt

O ADN esteve sexta-feira passada, dia 22 de Fevereiro, na Escola Secundária João de Deus a assistir ao Workshop intitulado "Reciclagem construtiva para recriar o sentido das coisas" promovido pela Oficina ReCriativa.

Esta foi uma boa surpresa, um caminho inteligente a seguir, do que poderá ser um negócio e pensamento cada vez mais comuns, reutilizar matéria-prima grátis, mais conhecida por lixo ou resíduos sólidos, para produzir objectos utéis. E os resultados apresentados são surpreendentes: bonecos que servem de personagens em contos, kit´s de montagem de brinquedos, utensílios para escritório, objectos de decoração extraordinários, entre outros...




O método e o design são sem dúvida o sucesso desta "oficina". Foi-nos apresentado parte do seu trabalho de "bastidores", o local de experimentação e desenvolvimento de protótipos, todo as etapas de recolha, lavagem, triagem, selecção e armazenamento daquilo que serão as peças dos brinquedos, passando ainda pelo desenvolvimento, apresentação e estratégia de venda das peças e Kit´s de montagem. Podemos encontrar algumas das suas peças à venda em lojas de design nacional, como a Alma Lusa, já desenvolveram projectos de ilustração a partir de eco bonecos, participaram na Feira de Parques Naturais e Ambiente 2007 em Olhão e realizam estes workshops de sensibilação.

E será importante frisar que não se tratam apenas de meros brinquedos descartáveis, que se utilizam uma ou duas vezes e se deita fora. A solidez, a consistência e o design são só algumas das características destes objectos, alguns brinquedos chegam a ter suspensões e direcção. Um exemplo é o modelo Dragster M.C.



O Dragster M.C (modelo C) é um carrinho de (corridas de arranque) (já montado ou para construir) em formato de kit, com manual de instruções em três páginas ilustradas.
Tem 19 cm de comprimento e é constituído por cerca de 90 peças especificas, de diversos usos domésticos e hoteleiros, para além de alguns outros pequenos acessórios como porcas e anilhas.
O Dragster M.C existe em algumas variantes coloridas, de amarelo, vermelho, verde, branco e azul. No caso do Dragster LUSO as cores predominantes, são as da bandeira portuguesa sendo este modelo totalmente composto, por variados objectos também de produção nacional.
É um dos dois primeiros “Eco-brinquedos” apresentados ao público e posto à venda no mercado.
Todos os modelos são referenciados e numerados, constituindo assim séries limitadas de produção.
Cada unidade dispõe-se numa embalagem composta por um pequeno tabuleiro de plástico, que conforme é descrito nas suas instruções de montagem, pode servir de base par expor o modelo depois de pronto, aproveitando assim, praticamente todos os objectos que compõem o "Eco brinquedo".

...e como foi (mais ou menos) dito pelo próprio José Carvalho, designer industrial e mentor deste projecto: "se partirem alguma das peça, depressa e facilmente a encontram ou no balde do lixo da escola ou em cima de uma mesa de um café, ou na garrafa de iogurte que acabaram de beber"


Além de todo o divertimento que se verificou no workshop a montar os brinquedos, foi também uma forma de aprendizagem ecológica, de dar um novo uso a objectos que são considerados lixo. Um novo olhar sobre objectos que são mais do que aquilo que parecem.

podem saber mais no site www.rebrinca.com

2 comentários:

HERMES PERDIGÃO disse...

Sensacional este trabalho.

HERMES PERDIGÃO disse...

Visitem depois meu blog.
bonecoshermes.blogspot.com