Forum #1
Uma das características mais interessantes dos blogs é a sua capacidade de criar fóruns entre os seus utilizadores. Será baseado nesse conceito que o núcleo irá colocar periodicamente temas, uns mais controversos, outros menos, que possibilitem esta vertente. Pretendemos valorizar a trocar de opiniões e pontos de vista sobre os temas propostos, que estarão quase sempre relacionados com o Design e/ou com o Algarve. E desta forma desenvolver um ponto de encontro entre designers, curiosos, empresas e instituições.
O tema que nos pareceu mais indicado para iniciar estes fóruns, por envolver não só o Design, mas principalmente o Algarve, foi sem dúvida a imagem de marca ALLGARVE. Um projecto ambicioso de divulgação da região do Algarve para atrair o turismo internacional. O Ministério da Economia e da Inovação, através do Turismo de Portugal, em estreita colaboração com os agentes regionais, públicos e privados, tem como objectivo levar a cabo um programa pluridisciplinar, de nível internacional, nas vertentes cultural, artística e desportiva. Decorrerá no Verão, período por excelência de férias no Algarve, e durante pelo menos 3 anos consecutivos. A imagem de marca, assim como os produtos que envolvem este projecto foram desenvolvidos pela empresa sedeada em Lisboa, MyBrand.
Convidamos todos a participar e a reflectir sobre o assunto. Qual é a vossa opinião sobre o ALLGARVE?
4 comentários:
O conceito ALLGARVE foi muito mal interpretado...mas pelas pessoas erradas!
Foi uma guerrilha política entre a presidência da Região Algarvia e o Governo Central ( PSD e PS ), foi o espírito crítico da comunicação social que, claro, influenciou o descontentamento popular, que chegaram a pensar que iriam vender o nome da nossa região turística ao estrangeiro.
Dentro destes opositores não reconheço nenhum especialista em marketing e publicidade! Também não se devem lembrar quando há uns largos anos promovemos o nosso país com a marca Sportugal “desportos em Portugal”! Será que na altura pensámos que o nome do nosso país fosse mudar?
Mas a tempestade já passou e as pessoas já se vão acostumando ao nome. É um nome fácil de decorar e de associar à região. O jogo de palavras é sempre uma boa solução porque desperta a atenção, a curiosidade e o prazer de descodificar o conceito inerente à marca.
Mas também não sou nenhum especialista. No entanto prefiro confiar numa empresa especializada em criar marcas do que nos políticos, ou já se esqueceram que os políticos não são de confiar?
Agora em relação ao design tenho algumas críticas.
É uma fonte muito pesada, fria e geométrica para um destino turístico. Em termos de comunicação é bastante visível, tem legibilidade e causa impacto, é bom para que as pessoas foquem a manipulação do nome, evidenciando o conceito. É mesmo um tipo de letra mais utilizada em publicidade ou sinalética.
Mas não se pode ignorar o estímulo visual que nos faz relacionar com a marca. É importante que nos transmita a realidade da região e esta fonte não o faz.
Em relação às cores acertaram. O colorido e a predominância de cores quentes espelham o Algarve. O "degradé" entre as cores do arco-íris é a melhor opção, mas será inspiração ou pesquisa...
O Allgarve é um projecto que terá a duração de três anos, penso que será tempo suficiente para trocar as voltas aos ingleses, aos alemães e a alguns franceses: ” Let´s go to Algarve or to Allgarve???? Maybe is Allgarve, well…I don´t know, but let´s go… “ Pode ou não ser relevante dependendo dos níveis de regionalismo da população algarvia. Como seria se existisse um Projecto Let´sbon ou um Ourporto?
Mas como o Sr. Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, referiu na entrevista dada para o Catalogo do ALLGARVE: ” Este projecto deverá ser cada vez mais participado por todas as pessoas que vivem no Algarve, pelos municípios e instituições culturais e profissionais. O Algarve pertence-lhes.” Agora pergunto: Qual Algarve? O Algarve ou o ALLGARVE? Mas penso que caberá aos algarvios definir isso. Esta pergunta surge, sobretudo, porque apesar das aparentes qualidades da empresa que produziu a imagem de marca do Allgarve, questiono-me: porque não foi uma empresa da região a executar esse projecto? Pois desse modo poderia angariar não só alguns milhares de euros, mas também currículo e reconhecimento para a empresa e para o Design no Algarve, acreditando desse modo as palavras do Sr. Ministro. No entanto ficaram por Lisboa, as decisões e alguns €uros (do projecto). O que causa alguma estranheza nas suas palavras, e poderá, ou não, reflectir o que se pode passar com este projecto no futuro. Esperemos que não, e que as empresas, instituições e organismos da região estejam despertos para estes fundos, e que participem com projectos interessantes e benéficos para quem vive no Algarve. E isto apesar das reticências, cobiças e ganâncias que podem provocar 3 milhões de €uros injectados anualmente neste projecto.
Relativamente ao Design proposto penso que está um trabalho interessante e bem executado, tanto na parte gráfica como na parte web. Mas não posso deixar de concordar com o nosso colega, existem de facto coincidências ou talvez falta delas? E os elementos são um pouco desadequados à região para a qual é feita a proposta, mas como sempre ouvi dizer gostos não se discutem e parabéns pelo trabalho!
Caros colegas,
Li com atenção os vossos comentário e, como tb sou designer falarei sobre o design e não sobre as politicas (acho que é para isso que aki estamos, para discutirmos e sobretudo aprendermos uns com os outros).
Em relação ao que é dito sobre o tipo de letra ser "pesada, fria e geométrica" eu traduzo em Forte e Segura. Acho que não podemos analisar as coisas isoladamente separando o lettering da cor. Como é que podem dizer que esta imagem é fria? O tipo de letra é frio? mas ele n esta isolado. Acho que no geral a imagem está muito bem conseguida.
Se foi plágio da andalucia ou n, eu n sei, só mesmo o seu autor poderia confirmar,lol. Tem semelhanças, mas como já ouvi dizer, as formas já foram todas inventadas, por mais que queiramos ser originias podemos estar sempre a criar algo semelhante a outra coisa qualquer do outro lado do mundo.
Mas no caso desta polemica, as coincidencias são muitas. É que há pouco tempo atras, um senhor irlandes veio fazer queixa de que foi plagiado, pois tem um site há alguns anos com o nome allgarve, querendo dizer que para ele o algarve é TUDO (tal como o conceito criado pela my brand), pois tem casa de ferias no algarve.
Isto sim, acho que é caso para discussão e reflexão.
Um até sempre
Enviar um comentário