LIVRE CIRCULAÇÃO/TOLL FREE! SERRALVES NO ALGARVE
14 Jul - 30 Set 2007 - Faro, Loulé, Lagos
No âmbito da sua participação do projecto “Allgarve”, a Fundação de Serralves apresenta, entre 14 de Julho e 30 de Setembro, uma série de exposições intituladas “Livre circulação!” (que em inglês será conhecida como “No Toll!”), nas quais serão mostradas obras da sua Colecção nos espaços da antiga Fábrica da Cerveja e no Teatro Lethes, em Faro, do antigo Convento de Santo António, em Loulé e do Centro Cultural de Lagos. Comissariadas pelo Director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Fernandes, as exposições reúnem obras de artistas portugueses e estrangeiros fundamentais para compreender a arte dos últimos 40 anos. As obras foram seleccionadas em função das características dos espaços onde serão apresentadas, assim como da sua relevância para a apresentação das linguagens artísticas do nosso tempo. “Livre Circulação” explora o conceito de circulação e da viagem que, como a barreira, o obstáculo, a fronteira, constituem conceitos dinâmicos que articulam o percurso do visitante no confronto com a especificidade das obras apresentadas.
Fábrica da Cerveja e Teatro Lethes, Faro
Em Faro, no antigo edifício da Fábrica da Cerveja, a escultura, o cinema e o vídeo são os suportes dominantes das obras de arte apresentadas. Aqui se podem ver obras de artistas de referência como Antoni Muntadas, Alberto Carneiro, Rui Chafes, José Pedro Croft, Juan Muñoz, Michelangelo Pistoletto, Pedro Cabrita Reis, Rui Sanches, Thomas Schütte, Steve Mcqueen ou Bruce Nauman entre outros. Paralelamente, neste mesmo local apresenta-se uma exposição que reunirá projectos relevantes de arquitectos portugueses realizados fora do país e projectos de arquitectos estrangeiros realizados em Portugal, comissariada pelo Arquitecto Luís Tavares Pereira. Também em Faro, no Teatro Lethes, será apresentada o filme “Kitsune”, de João Penalva, estando previsto para Setembro um pequeno ciclo de cinema com exibição de diversos trabalhos como “Spiral Jetty”, de Robert Smithson.
Convento de Santo António, Loulé
No espaço do antigo Convento de Santo António, em Loulé, será apresentada uma instalação vídeo do artista inglês Douglas Gordon. Ao lado, nas ruínas do claustro do mesmo convento, Francisco Tropa reunirá um conjunto de trabalhos seus que desafiarão o visitante a uma meditação sobre o tempo e a condição humana.
Centro Cultural, Lagos
Em Lagos, no espaço do Centro Cultural, uma exposição de pintura reunirá obras de importantes pintores da nossa época tais como Pedro Calapez, Helmut Dorner, Gerhard Richter, Adrian Schiess, António Sena e Ângelo de Sousa, mas também de Michael Biberstein, Eduardo Batarda, Eberhard Havekost, Álvaro Lapa, Júlio Pomar, Julião Sarmento e Nikias Skapinakis..
O Serviço Educativo da Fundação, organiza, durante todo o período das exposições no Algarve, um serviço de visitas guiadas às exposições, formando para o efeito um conjunto de monitores da região algarvia, que estarão posteriormente disponíveis para o trabalho com as instituições culturais do Algarve.
em www.serralves.pt e www.allgarve.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário