15.11.07

Retorno

Já se passou um mês desde o nosso último “post”, mas como podem imaginar estivemos dedicados a organizar o nosso primeiro O Quê? Ao sabor da ideia - Mostra de finalistas do curso de Design da Ualg 2007.

Quinta-feira 18 de Out
O evento decorreu muito bem, na opinião da organização e de alguns visitantes, superando as nossas melhores expectativas. Iniciámos a mostra com uma “vernissage”, que ficou marcada pela presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro José Apolinário, do Reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro, do Presidente da Escola Superior de Educação Jorge Santos e Directora do curso de Design Maria Caeiro. Todos elogiaram a iniciativa, mostrando ainda interesse em desenvolver novos projectos deste âmbito. Tivemos também a presença do nosso bem conhecido designer/DJ Zeeman que nos presenteou todos os convidados com música ambiente e dança até bem perto da 1 hora da manha.

Sexta-feira 19 de Out
No dia seguinte, e ainda recorrendo à música como veículo dinamizador e de atracção para diferentes públicos à mostra, tivemos a presença da conhecida banda U_clic, que se deslocaram de Tomar até Faro, para nos mostrarem a razão do seu sucesso. Uma música electrizante aliada a uma encenação original, sobrepondo projecções multimédia a indumentárias muito próprias. Justificando assim a escolha desta banda para este evento, para contentamento de todos os presentes neste concerto.

Sábado e Domingo 20 e 21 de Out
Durante o fim-de-semana não estavam agendadas actividades, devido à enorme afluência de pessoas que se deslocam nesses dias ao Mercado Municipal para realizar as compras de produtos frescos. Mantivemos sim uma preocupação acrescida de ter durante todo o dia colaboradores do ADN, que prontamente explicavam e mostravam a exposição aos mais curiosos.

Segunda-feira 22 de Out
A semana seguinte foi dedicada inteiramente a palestras, dando início a uma jornada de quatro dias de conhecimento e troca de ideias, permitindo aos interessados a oportunidade de conhecer profissionais reconhecidos e de diferentes áreas do design, ver os trabalhos comentados pelos próprios autores e interagir em discussões por vezes muito interessantes e enriquecedoras.

No primeiro dia, segunda-feira, tivemos uma das professoras mais antigas a leccionar no curso de Design da Ualg e actualmente coordenadora do grupo disciplinar: Educação Visual e Tecnológica da ESE, a profª Marina Estela Graça, que nos veio falar sobre “as novas formas de linguagem” no mundo do design gráfico, multimédia, e motion design. De seguida contámos com a presença do conceituado realizador e produtor Abi Feijó, que nos deu a conhecer os bastidores e todo processo de criação do filme “História Trágica Com Final Feliz”, da realizadora Regina Pessoa, no qual foi produtor. Aproveitando ainda para fazer o lançamento do livro e dos brinquedos ópticos, do mesmo filme, na cidade de Faro.

Terça-feira 23 de Out
A terça-feira e quarta-feira foram os dias destinados ao próprio curso de Design, pois esta exposição acabou também por ser um celebrar dos 15 anos do curso, realizados no dia 18 de Outubro de 2007, dia da inauguração da Mostra. A iniciar estas palestras convidámos a Professora Maria Caeiro, Directora do curso de Design da Ualg, que aproveitou a sua comunicação para descrever o percurso do curso de Design até aos dias de hoje e seus objectivos para o futuro, fazendo referência às modificações ocorridas com o tratado de Bolonha. A palestra seguinte teve por tema “conversas soltas” na qual se pretendia uma comunicação em tom mais informal, teve como principais intervenientes o professor Jorge Santos, também presidente da Escola Superior de Educação, e a Designer Gabriela Soares, também professora na Ualg, sócia de uma empresa de Design e antiga aluna do curso de Design. Foi uma intervenção muito enriquecedora pois através de um género de entrevista, conduzida pelo professor Jorge Santos, foi-nos possível observar, com ajuda de alguns trabalhos, o trajecto profissional da Designer Gabriela Soares desde que saiu do curso até atingir o patamar que ocupa.



Quarta-feira 24 de Out
No dia seguinte e quase em seguimento do que se tinha passado na palestra anterior, a organização encenou no espaço, a esplanada de um café, palco para a conversa com a apresentação de trabalhos entre antigos alunos do curso. A palestra intitulada “café design” sentou à mesa com os designers: Elisabete Ribeiro, recém-licenciada e pertencente à organização do evento; o Hugo Serôdio que tem articulado a finalização do curso com uma vida profissional já estabelecida; o Miguel Pires como um designer de referência no âmbito do 3D; o Rui Correia, designer e sócio de uma empresa de sucesso na região algarvia, com trabalhos no âmbito do design gráfico e webdesign; o Bruno Silva outro dos talentos saídos do curso no campo do webdesign e da ilustração; entre outros participantes. Em suma, foi possível ver, ouvir e discutir trabalhos e temas relacionados com o design, o curso, a empregabilidade do mesmo, a situação do design na região e outros temas que fizeram as delicias de quem esteve presente, fazendo crer que mais iniciativas destas serão sempre bem-vindas.

Quinta-feira 25 de Out
Para acabar em grande, contámos com a presença de representantes da AND- Associação Nacional de Designers, os designers João Neves e Daniel Martins que nos trouxeram um tema em conjunto sobre a AND, mostrando o trabalho desenvolvido por esta associação. Foram também expostos outros dois temas: “A tipografia como signo da identidade visual corporativa” e a "Uniformização de pictogramas da sinalética vertical", elucidando-nos sobre a sua importância para o design e sociedade. A fechar as palestras, e em representação da designer Elisabete Antunes da empresa Advank, ouvimos o designer Jorge Carpinteiro que nos explicou o processo de previsão de tendências de consumo, os nichos de mercado e a sua interligação.


Encerramento
Ficou desta forma encerrada a Mostra de finalistas do curso de design da Ualg. Nela expusemos um conjunto de trabalhos nas mais diversas formas: através de impressões individuais dos 25 designers participantes na mostra, expositores com as maquetes de alguns desses trabalhos, projecção de animações e computadores com os trabalhos web e multimédia, o que permitiu uma dinâmica interactiva. Dos visitantes, mais de 500 durante os 8 dias de evento, desde designers que se interessam pela matéria até aos “senhores e senhoras” que, todos os dias, frequentam o Mercado Municipal de Faro. O nosso principal objectivo era levar o design gráfico até às pessoas. O quê? Nós respondemos, ao sabor da ideia!


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom.
Adorei os u_clic.
Obrigado ADN